terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Projecto "Esta é a tua Vez" lança no mercado dezenas de jovens que aprenderam um ofício

Jovens do município do Sumbe, província do Kwanza-sul, receberam esta terça-feira, diplomas depois de frequentar durante seis meses os cursos de pastelaria e corte e costura, inserido no primeiro ciclo de ensino de artes e ofícios levado a cabo pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional.

 O primeiro ciclo de formação profissional de artes e ofícios matriculou nesta fase mais de 100 jovens e os formandos receberam aulas práticas nas oficinas móveis do projecto “Esta é a Tua Vez”. Segundo a chefe dos serviços províncias do Instituto Nacional do Emprego e Formação profissional, Mariana dos Santos, o encerramento do primeiro ciclo de formação profissional de artes e ofícios é um grande ganho para jovens, para a província e em particular para o município do Sumbe que tem duas unidades móveis para dar continuidades à formação.
Mariana dos Santos disse que durante o período de formação, os jovens tiveram uma taxa de aproveitamento na ordem de 84 por cento e acrescentou também que dos 84 jovens aprovados, nove formados em corte e costura tiveram emprego directo em empresas privadas. 
A responsável do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional no Sumbe apontou a importância da formação e aproveitou a ocasião para chamar atenção a juventude para não desistir dos objectivos preconizados pelo Executivo porque “ainda temos muitos caminhos para trilhar no sentido de todos darmos o melhor para a reconstrução do país”.
O sucesso do “Projecto Esta é a Tua Vez” deveu-se “aos esforços do Ministério do da Administração Pública Emprego e Segurança Social através do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional, Governo Provincial e o empenho dos quatros formadores e seus monitores”, disse Mariana dos Santos.  

Victor Pedro | Sumbe - 19 de Dezembro, 2010
Fonte: Jornal de Angola

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Tolerância Zero: Responsáveis provinciais foram detidos no Kwanza-Sul

«Tolerância Zero» poderá levar outros aos calabouços
Quatro directores provinciais no Kwanza-Sul foram recentemente detidos, por suspeita de crimes de peculato. A detenção do veterano director provincial da Saúde,o médico Adão Castelo, tem sido a mais comentada nos meios locais, onde já se fala de uma «mini tolerância zero», que poderá levar outros responsáveis à cadeia. À boca pequena, diz-se que a vaga de prisões terá resultado de investigações que a Procuradoria Provincial da República está a levar a cabo aos gestores públicos naquela província do litoral sul.
Rui Albino Adão Castelo, provavelmente um dos mais antigos directores provinciais do Kwanza-Sul e do país, encontra-se detido desde quarta-feira, 27, na Penitenciária do Sul, depois de ter sido acusado de desvio de dinheiro.
O Semanário Angolense não conseguiu apurar o montante que terá sido descaminhado, mas fontes locais disseram tratar-se de «elevadas somas monetárias».
Soube-se que a detenção do conhecido médico ocorreu horas depois de ele ter sido «convidado» a prestar declarações na Procuradoria local da República, no âmbito de investigações que este órgão judicial está a fazer a distintos gestores públicos.
Há alguns anos, já circularam rumores de que Adão Castelo tinha sido detido, igualmente por suspeita de desvios de dinheiro.
Mas desta vez, a detenção não se ficou pelos rumores, sendo por isso um facto consumado.Há informações que, para além do director provincial da Saúde, deram igualmente entrada nos calabouços da comarcã do Sumbe mais dois outros responsáveis desse órgão.
Segundo fontes bem informadas, trata-se do director dos Recursos Humanos e de um contabilista, cujas identidades não foram apuradas. A detenção dos três funcionários, que funcionavam em áreas chaves do pelouro da Saúde local, tem vindo a adensar as suspeitas de que eles terão actuado em rede, caso se prove que houve crime de peculato.
Com essas detenções, eleva-se para quatro o número de prisões de responsáveis locais.Há informações de que Gualberto Longuenda, administrador Municipal do Ebo, encontra-se nos calabouços do Sumbe desde o passado dia 09, depois de ter acusado do desvio de cerca de oito milhões de Kwanzas.
Não se sabe se o dinheiro supostamente desviado se destinava a programas de investimentos públicos ou ao pagamento dos subsídios mensais das autoridades tradicionais.
Investigações perseguem Soube-se, entretanto, que David Rodrigues, director provincial da Energia e Águas do KS foi chamado, na quarta-feira 27, a prestar declarações na Procuradoria Provincial da República para, segundo fontes deste jornal, explicar aos inquiridores como foram geridos os dinheiros destinados ao projecto «Água para todos».
Comenta-se localmente que o referido projecto não avançou porque a empresa a quem havia sido adjudicada à execução do projecto, mais concretamente a DP-Hidráulica havia «desaparecido do mapa» na mesma altura em que o antigo governador provincial, Higino Carneiro, deixara de ocupar o cargo máximo no KS.
Correm rumores na pacata cidade do Sumbe segundo os quais, o administrador municipal do Ebo poderá também ser chamado à «Comissão da Verdade» nos próximos tempos, já que pairam suspeitas de má gestão de fundos públicos no município sob sua jurisdição.
Numa posição também pouco confortável estão igualmente os administradores de Porto Amboím e do Amboím, respectivamente Francisco Kapassola e Venceslau Alves Sardinha, que poderão igualmente ser arrolados para prestar declarações junto dessa comissão.
Diz-se que este último não terá usado com a transparência requerida os dinheiros [USD 15 milhões] destinados a investir no seu município, no âmbito das verbas alocadas aos municípios.
Na mira dos inspectores estarão igualmente os directores provinciais da Educação e dos Serviços de Veterinária, Pedro Sabino Veríssimo e Bonifácio Sucumuna. O último parece ter a vida presa por um fio, já que poderá confrontado com um alegado sumiço de uma certa quantia de dinheiro que se destinava ao pagamento dos brigadistas que estiveram envolvidos na campanha de vacina-ção de 2008. 
Fonte: Angola24 horas (03 de Novembro de 2010 )

sábado, 22 de janeiro de 2011

Sumbe: Um morto em incidentes na demolição do mercado do Chingo





Homem ferido em confrontos com a polícia morreu na madrugada de quinta-feira, no hospital

45025Morreu esta madrugada no Sumbe um homem alvejado nos confrontos entre a polícia e populares, durante o encerramento do mercado paralelo da feira na Zona 4 do Bairro do Chingo.

Vive-se um clima de tensão. A polícia de intervenção de Benguela, a pedido das autoridades do Sumbe, assumiu o controle do local onde o mercado estava instalado e do mercado novo, que lhe é contíguo.

Tudo começou no dia 17 de Janeiro, apenas 72 horas depois de a administração do município do Sumbe fazer saber, através dos órgãos de comunicação social estatais, da intenção de demolir todas barracas existentes no mercado do Bairro do Chingo, que era considerado a principal “bolsa de valores” na região.

Se assim a administração programou, o cumprimento foi imediato e no dia 17, com máquinas e efectivo policial, foram levados a cabo os intentos oficiais, isto é, demolidas as barracas, na presença dos proprietários.

Os vendedores não se calaram e, com objectos contundentes, partiram os vidros da viatura do administrador adjunto, Américo Alves Sardinha, e danificaram a máquina Caterpilar que procedia ao derrube das barracas.

Por ordem do administrador adjunto a polícia, que fora para o local para manter a ordem e tranquilidade públicas, dispersou, com uma saraivada de balas, metade da população no local, sobretudo mulheres. Em consequência desses disparos um homem que parenta ter 27 anos de idade foi alvejado no ombro tendo 72 horas depois encontrado a morte no hospital local. As autoridades impediram o acesso dos jornalistas ao hospital e aos familiares da vítima.

O executivo local solicitou, entretanto, do governo da vizinha província de Benguela, efectivos da Polícia de Intervenção Rápida com todo material bélico necessário.

Doze horas depois, os efectivos de Benguela chegaram ao Sumbe e montaram o seu quartel-general no já destruído mercado da feira, junto do actual mercado que apenas alberga 480 vendedores contra os mais de 2.000 do mercado anterior.

Os munícipes reprovam a atitude da polícia, da administração, do governo do Kwanza-Sul e até do partido maioritário o MPLA como é o caso de Chico Húngaro de 56 anos de idade e funcionário público, coordenador adjunto do MPLA no Bairro do Chingo.

“O que se passa na cidade do Sumbe com relação a mudança da praça para outro local, é a falta de um princípio de uma governação boa”, disse Húngaro numa entrevista à VOA.

“O governo – prosseguiu – ainda não fez o cadastramento, que devia ter feito para não acontecer o que aconteceu. Onde as pessoas estavam, eram mais ou menos três mil pessoas e fizeram uma nova praça de quatrocentas pessoas, logo é ínfimo. Então houve sublevação das pessoas, reclamações, porque a praça teve interesses de alguns governantes. A governação no município está mal. Se o governo continuar assim, o MPLA nas próprias eleições deixa de ter cinco deputados no Kwanza-Sul e fica engolido por outro partidos políticos porque a verdade de que as pessoas votaram não corresponde com o funcionamento do próprio governo aqui no Kwanza-Sul.”

Chico Húngaro, adianta que “o executivo do senhor [governador provincial] Serafim do Prado, com todo respeito, devia sair já daqui; e o presidente da República tem que saber isso porque, não é assim que se deve governar. A proximidade do governo junto do povo é que dá uma boa governação e enquanto isso não acontecer vai haver problemas em todos os sectores a nível do Kwanza-Sul”.
VOA


Qui, 20 de Janeiro de 2011
Notícias - angola24horas

domingo, 9 de janeiro de 2011

Banda Maravilha - Menina do Beliscão

Grande som de uma das melhores bandas de Angola... e para melhorar ainda mais, o video foi montado com fotos da nossa querida cidade... curtam a cena !!!


STAFF RODAS DO SUMBE EM ACÇÃO mpeg4

Don Kikas-Sumbe (Making of- Gravações)

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Cidade do Sumbe está em festa (matéria do Jornal de Angola de 16/09/2010)

 

Ministro Gonçalves Muandumba quando procedia o descerramento da placa
Fotografia: Jornal de Angola

Foi um momento especial. É isso mesmo! A cidade do Sumbe está de parabéns com a reinauguração do Estádio municipal “comandante Hoji Ya Henda”, um empreendimento construído no âmbito do programa de investimentos públicos (PIP), do governo provincial do Kwanza-Sul. A reabilitação da infra-estrutura teve duas fases e a primeira consistiu na preparação do terreno, implantação da relva sintética e muro de vedação, com a duração de dois anos. A segunda fase, com a duração de 3 meses, foi de drenagem do terreno, instalação de bancadas, áreas VIP e de imprensa, camarotes e sistema de iluminação. O governador do Kwanza-Sul, Serafim Maria do Prado, afirmou que o modelo de desenvolvimento do seu executivo está centrado nas camadas jovens, por serem os continuadores da pátria angolana. “O nosso governo preconiza, no seu programa de desenvolvimento, acções viradas para a juventude e a construção do estádio constitui prova disso. Entendemos que um estádio de futebol proporciona convívio e prática desportiva e, ao mesmo tempo, é um factor incentivador”, realçou. 

APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO
www.sumbemycity.blogspot.com é um blog criado para fazer frente a ausência ou escassez de informações e/ou material (da Internet) direcionada a província do K-Sul e em particular ao municipio do Sumbe.
Objetivo:
Este blog não tem interesse financeiro e nem qualquer ligação de fim politico ou institucional, o objetivo principal do blog é o de partilhar  informações, divulgar para o mundo a nossa cidade, mostrar aspectos que vão desde a criação a contemporaneidade do município, queremos fazer deste blog, um ponto de referência, uma casa virtual quando se trata da cidade.  Um verdadeiro incentivo ao turismo...
Criadores:
Este “portal” foi idealizado e criado por dois Jovens  puramente “Camussumbes”.
Como usar o Blog ( o que encontrar no Blog):
O blog está separado por categorias
Inicio: Mostra a pagina inicial, normalmente mostra a ultima matéria postada.
Noticias: Separador onde serão postadas as noticias da banda, lembrando que as noticias postadas no blog, serão na sua maioria as exibidas na TPA, Jornal de Angola,Angop, Rádio K.Sul e outros Blogs.
Cultura: Como o nome já diz, neste separador, faremos um resgate cultural do Município (Habitos, Costumes, Línguas, Tradições etc...)
Desporto: Tudo o que gira em torno desportivo.
Hotelaria & Turismo: Espaço voltado principalmente a turistas , contamos com a colaboração das entidades responsáveis pelo sector, a fim de nos informar tudo sobre a questão hoteleira (principalmente), com objetivo de orientar a todos que pretendem visitar a cidade, a localização dos nossos hotéis, preços das diárias e tudo o que for necessário para garantir uma boa hospedagem.
Reportagem: pretendemos fazer reportagens sobre o municipio, como por ex: Acontecimentos, os nossos bairros, as tendências, festas e etc... informando que todas as informações postadas no blog serão devidamente refenciadas (evitando o anominato) e que não será postado nada sem o consentimento das pessoas envolvidas.
Fotos:
Dicas: espaço reservado a conselhos úteis  a todos. Não esquecendo a sala de bate papo que brevemente estará disponível.
Sobre: Informações gerais sobre o Municipio (Localização Geográfica, Historia, Hospitais, Escolas etc...)
Esperamos alcançar os nossos objetivos, lembrando que isso é apenas uma ideia experimenta e que só será possível com a ajuda de todos. Contamos com a vossa colaboração para a construção do nosso blog, dependendo de como será a aceitação do mesmo, podemos migrar para um site mais tarde.
Contactos:
Dom Gando:
 Tel.(+244) 923831570 E-mail:domjoao10@hotmail.com
Dito Luciano:
 Tel. (0055) 14 97297658 (Brasil).
      923708905 (Angola. Fora de uso temporariamente)
e-mail: ditoluciano@hotmail.com

Jogo das Figuras

o CPJ (Conselho Provincial da Juventude)J realizou no ultimo dia 30 de dezembro uma partida de futebol, denominada jogo das Figuras, uma partida em que o resultado nao esteve em causa, as figuras mais conhecidas da cidade perderam para as mini figuras por 8 a  3

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Algumas fotos da minha, nossa e vossa cidade...

                                                         
                                                          Instituto Nacional de Petroleos

ISP do K-Sul
                                                                   Marginal do Sumbe
 Edificio da Angola Telecom
 Governo Provincial (Marginal)
                                                    Edificio das Direcções Provinciais

                                                     Largo da Liberdade recém construido
 Faculdade (polo Universitário)
                                                                
                                                             Edificio do Banco BCI
 Igreja
 Sede do Comité Provincial do MPLA
                                                      
                                                       Direcção Provincial da Agricultura
                                                           
                                                               Rua da Antiga Padaria
                                                     
                                                    A Vista das Piramides da Marginal
                                                            Hotel Ritz Marginal do Sumbe
                                                                 Club Sporting do Sumbe
                                                               
                                                          Tribunal Provincial do K.Sul
 Ex-Sodispal (Antigo Supermercado)
                                                                  
                                                                 Rádio Kwanza-Sul

Sumbe comemora 93 anos

Sumbe comemora 93 anos

Durante a última semana a cidade do Sumbe foi pequena para acolher a multidão que se deslocou para festejar, dançar e vibrar ao lado de alguns dos melhores cantores nacionais da actualidade, e de alguns músicos estrangeiros convidados na 10.ª edição do maior Festival Internacional de Música em Angola, FestiSumbe 2010.
Yuri da Cunha, Heavy C, Anselmo Ralph, Irmãos Almeida, Big Nelo, Afroman, Danny L, Bangão, Sandocan, Kristo, Cabo Snoop, As Gingas do Maculusso, Calabeto, Proletário, Givago e ainda Nacobeta, Puto Português, Própria Lixa e Gisela Silva foram alguns dos nomes sonantes que desfilaram durante os dias 17 e 18 no palco da marginal da cidade do Sumbe, na província do Kwanza-Sul.
Cento e vinte mil watts de som cobriram toda a extensão da marginal do Sumbe.
O cenário, colorido pelos slides, e o palco em forma orbital, com uma dimensão de 16 metros de largura e 11 de altura, proporcionaram aos presentes dois dias de muita folia. O festival que contou ainda com a animação dos Tunezas e a Ravs dos DJs convidados, teve participação dos músicos locais Lucas Mendes “Fulinho”, Vidal Rodrigues, Nolasco, Kutululuka, Arsênio, Mamberna e Pioneiro Ngangula.
Instrumentalmente os artistas estavam acompanhados pelas Bandas Movimento, Maravilha e Dendém. Destacaram-
-se ainda os convidados estrangeiros Beto Dias e Suzanna Lubrano vindos de Cabo Verde e o grupo Só Para Contrariar do Brasil. O público teve momentos especiais de carinho com os seus ídolos musicais que calorosamente autografaram as suas obras discográficas aos fãs.
A marginal esteve lotada por gente oriunda de várias províncias de Angola. Com destaque para o Bié, Huambo, Luanda, Benguela e Huíla, que, ávidos de animação, se deslocaram a esta província do Kwanza-Sul.
Mas no passeio não se cruzavam apenas os nacionais. Chineses, indianos, cubanos e outros que a seu bel-prazer entrosavam-se com os nativos para festejarem os 93 anos da cidade do Sumbe.
As tendas de campismo e as barracas de comes e bebes, espalhadas por toda a extensão daquela marginal, caracterizavam o cenário que, durante o último fim-de-semana, foi das ruas mais movimentada do país.
O show musical ocupava as noites dos campistas enquanto que aproveitavam de dia para um mergulho na linda praia, e para a compra de brindes e bijuterias ao longo 
da marginal.
Os brindes mais solicitados foram as impressionantes criações manufacturadas pelos rastamens que entretiam o público com músicas e danças características do Movimento Rastafári. Houve ainda quem aproveitasse o momento para  fazer tatuagens corporais.

Os petizes também 
foram lembrados
Ao contrário das edições passadas, a Sector 7, empresa organizadora do evento, inovou e apresentou um espectáculo que procurou abranger todas as faixas etárias. Eram nove horas da manhã quando centenas de petizes se juntaram no parque, improvisado na marginal, para o passatempo prometido aos mais pequenos pelos organizadores.
O singelo parque proporcionou às crianças momento de pura diversão.“Foi muito bom porque pulámos, dançámos, gritámos e brincámos com outros meninos vindos de diferentes localidades do país”, disse o pequeno Gelson dos Santos.

Hotéis e Albergarias 
com lotação esgotada
Quem deixou a reserva para a última hora, teve muitas dificuldades, facto evidenciado pela enchente que se registou nos hotéis, pensões e hospedarias da cidade.
“Parte das reservas começaram a ser feitas com um mês de antecedência. Temos hóspedes vindos de Luanda, Benguela, Lubango e alguns do Huambo e do Bié”, disse o recepcionista de uma das hospedarias, salientando que “houve também reservas feitas por cidadãos de nacionalidade estrangeira”.
Na hora das refeições, a escolha da maioria ia para as barracas dispostas ao longo da marginal onde se encontrava os bons quitutes da terra, desde o calulu de carne seca aos mufetes, porquanto os restaurantes se apresentavam sempre cheios.
Ao pequeno almoço, a maioria preferia o caldo de peixe e mandioca ou a boa sopa de feijão. Mas tinha que ser às primeiras horas do dia.

O aprazível trajecto 
até a cidade
Três horas foi o tempo que a nossa reportagem  levou a chegar à cidade do Sumbe, cumprindo assim os cerca de 320 quilómetros que separam a província de Luanda ao cidade do Sumbe. Algumas paragens foram tidas como obrigatórias: a encantadora barra do Kuanza, localizada a 72 quilómetros de Luanda, onde o momento é para a pose fotográfica. E, já bem a meio do percurso, o mercado do Longa para degustar da carne fresca assada na hora, acompanhada acompanhado do bom e nutritivo funge de milho.
Após mais hora e meia de percurso eis que nos deparamos com a placa que nos dava as boas-vindas à cidade pesqueira de Porto e Amboim separada por cerca de 80 quilómetros da tão almejada cidade do Sumbe. A inclinação de 10 por cento do Chingo deu-nos então as boas vindas à festiva cidade. Para quem pela primeira vez se deslocava para o Sumbe foi notória a satisfação ao deparar-se com o excelente tapete asfáltico que nos conduzia até a província do Kwanza-Sul.
“A viagem por estrada pelo país já não é tão cansativa, as vias estão em boas condições” disse Paiva Viage, um dos forasteiros, realçando que “as sinalizações e a constante presença da Polícia Nacional ao longo da via proporcionam maior segurança aos viajantes”.
O Festisumbe é anualmente realizado pelo Governo Provincial do Kwanza-Sul, desta vez, em parceria com a Sector 7, empresa produtora de eventos.
Inaugurações em alusão as festividades
Incluído no programa local, o Festival Internacional de Música do Sumbe de 2010 foi antecedido por uma série de eventos organizados pelo Governo Provincial do Kwanza-Sul em parceria com o Ministério da Juventude e Desportos.
Gonçalves Muandumba, Ministro da Juventude e Desportos, procedeu na sexta-feira, 13, à inauguração da Casa da Juventude, localizada no bairro do Chingo, e ofereceu, na ocasião, equipamentos musicais, pedindo aos beneficiários que conservem o imóvel, construído no quadro do Programa Nacional de Investimentos Públicos.
A casa dos jovens dispõe de um auditório, bar, salas para cursos de informática e outros espaços para diversão.
Seguiu-se a inauguração do Largo da Liberdade, localizado à frente da Sé Catedral, onde o corte da fita coube ao Governador da província, Serafim do Prado, e a bênção sagrada ao bispo da cidade, Benedito Roberto.
Finalmente o vice- -governador para o sector económico e social, Mateus Alves Morais de Brito, fez o corte da fita para a inauguração da tão almejada Escola Primária do Kilenda ao 1.º de Maio... Bem haja 
a cidade do Sumbe!

Ao longo da marginal
O ambiente durante os dois dias era de muita adrenalina.
As barracas de comes e bebes, espalhadas ao longo de toda a marginal, proporcionaram aos acampados momentos de pura degustação. Durante o dia, enquanto uns aproveitavam a sombra das palmeiras para descansar, outros preferiam passear ao longo da marginal para a compra dos diferentes brindes expostos ao longo da via.

O estádio Municipal 
Comandante Hoji-ya-Henda
Enquadrado nas festividades da cidade, Gonçalves Muanduma testemunhou a entrega do Estádio Municipal de Futebol Comandante Hoji-ya-Henda, que albergou o Torneio Internacional da modalidade entre as equipas do Recreativo do Libolo, 1.º de Agosto, Kabuscorp do Palanca e Sporting de Portugal sub-19.
Eram 20h15, quando o ministro foi chamado a dar o pontapé de saída do torneio, onde o Kabuscorp do Palanca perdeu frente ao Sporting de Lisboa por 1-3. No segundo desafio o 1.º de Agosto perdeu com o Libolo por 0-1.Vencidos e vencedores defrontaram-se no dia seguinte, onde o Libolo, comandado por Mariano Barreto, foi o grande vencedor do torneio.Mais de três mil pessoas estiveram no estádio. A obra foi orçada em dois milhões de dólares americanos.

MEGA FESTA com os irmãos setas
As mega festas, organizadas pelos irmão Setas, tornaram-se no cartão de visita do FestiSumbe. Cerca de três mil pessoas estão presentes anualmente no evento que, durante dois dias, anima os noctívagos do festival. E ao preço único de cinco mil kuanzas, a festa com direito a bebidas e assados, só termina depois do meio-dia. 
A boa música e a iluminação estão a cargo do conceituado DJ Malvado.


Waldney Oliveira
23 de Setembro de 2010

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

HOTEL KALUNDA INAUGURADO NO SUMBE



O ministro da Hotelaria e Turismo, Pedro Mutinde, inaugurou na cidade do Sumbe, capital da província do Kwanza-Sul, uma unidade hoteleira de três estrelas, um empreendimento pertencente à empresa privada Teledisc.
Baptizado com o nome de Kalunda, que em português significa herdeiro, o empreendimento tem 43 quartos, cinco restaurantes, área de lazer que compreende uma sala de cinema, uma discoteca, piscina, um cyber e quatro salas de conferências.
Construído pela área de construção civil da Teledisc, as obras duraram cinco anos e os custos rondaram os 10 milhões de dólares. Com a entrada em funcionamento do Hotel Kalunda, aumentou o nível de oferta e serviço e gerou 65 postos de trabalho directos e 15 postos na colaboração. Os preços das diárias variam entre os 150 e os 390 dólares.
Além do ministro Pedro Mutinde estiveram presentes na inauguração o governador da província do Kwanza-Sul, Serafim Maria do Prado, o vice-ministro do Planeamento para a macro-economia, o secretário-geral do Ministério da Hotelaria e Turismo e directores nacionais do Ministério da Hotelaria e Turismo.
O promotor do empreendimento, Júlio Silva, disse na ocasião que “o projecto foi consumado, graças à dedicação dos trabalhadores da empresa e sem descurar o apoio prestado pelo Governo Provincial”. 
O governador do Kwanza-Sul, Serafim Maria do Prado, elogiou a determinação da empresa Teledisc em pôr à prova a sua capacidade de imaginação e realização, tendo implantado no Sumbe uma unidade hoteleira com serviços de qualidade.
No encerramento do acto, o ministro da Hotelaria e Turismo, Pedro Mutinde, garantiu que o seu ministério vai privilegiar a formação de quadros, no ramo hoteleiro, tendo anunciado que “o espaço está aberto à intervenção dos empresários nacionais que possuam capacidade de investimentos e concorrem no mercado actual”.
Pedro Mutinde, acompanhado pelo governador Serafim Maria do Prado, membros do Governo Provincial e restantes convidadps, reinaugurou ontem, na localidade do Wako Kungo, no município da Cela, o hotel Ritz, completamente reabilitado e apetrechado com equipamentos modernos.

                                                                                                                                      Fonte:Cubata-Angola